A PEÇA MUSICADA QUE REÚNE, DE MANEIRA INÉDITA, O ENSINO DA ANÁLISE SINTÁTICA E O MUNDO DA MÚSICA ERUDITA.

APRESENTANDO ALTERNATIVAS CULTURAIS ÀS CRIANÇAS, EXPANDIMOS SUAS POSSIBILIDADES DE UM FUTURO MAIS CRIATIVO E QUESTIONADOR.

Depoimentos


Depoimento de ELIANA MIRANDA STEINER sobre a Opereta da Gramática.  Eliana é professora de Português em cursinho.

"Não é raro que os pequenos sintam estranheza perante as primeiras lições de sintaxe - quer dizer que a nossa língua, aprendida tão naturalmente até agora, pode ser dissecada em tantas partes?  O fato causa apreensão entre pais e professores, e há uma busca por recursos didáticos que tornem esse início mais leve.

Foi isso que motivou Maria Zilda Hamrick, então mãe de alunos do ensino fundamental, a escrever o Teatro da Gramática, mais tarde transformado na Opereta da Gramática, em parceria com Naomy Schölling.

A criativa e bem-humorada opereta motiva as crianças, familiarizando-as com os termos essenciais da oração, representados por criativos personagens. Com sua qualidade artística, a Opereta da Gramática é um inovador instrumento dedicado ao ensino da língua, mas vai além disso, ao encantar plateias de todas as idades."


Depoimento de ADRIANA PITARELLO sobre a Opereta da Gramática.  Adriana é mestre em língua italiana: A ópera como instrumento de ensino do italiano como língua estrangeira. 

"A Opereta da Gramática é um espetáculo que emociona pela simplicidade do texto e pelo belíssimo repertório musical, proporcionando ao público infantil – e também adulto – o conhecimento da língua aliado a um (re) conhecimento lírico imprescindível nos dias de hoje."


Depoimento de ARIANE NOGUEIRA XAVIER sobre a Opereta da Gramática.  Ariane é professora de Português e Inglês.

"Conhecendo a Maria Zilda e sabendo o que desencadeou o processo de escrita da Opereta, eu só poderia esperar o melhor.  E assim foi, ela se superou.
Quando da criação, houve uma motivação muito forte para transmitir a mensagem do texto: os seus filhos precisavam aprender a bendita Análise Sintática.  Para isso, com sua alma intuitiva de artista, ela usou do recurso que considero essencial para uma comunicação eficaz: o humor, o conceito de 'aprender brincando', um detalhe da maior importância que, vamos deixar bem claro, vale para todas as faixas etárias, e para as crianças é absolutamente essencial.  Ligado ao humor, existe o elemento do "afeto", fazendo com que o aluno se sinta inteiramente envolvido.
Por minha experiência em anos de ensino, hoje eu sinto que a motivação real aliada a um envolvimento afetivo, junto a descontrídas risadas, é que levam a uma sólida aprendizagem.  Por isso, a Opereta da Gramática é didática e educativa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário