A PEÇA MUSICADA QUE REÚNE, DE MANEIRA INÉDITA, O ENSINO DA ANÁLISE SINTÁTICA E O MUNDO DA MÚSICA ERUDITA.

APRESENTANDO ALTERNATIVAS CULTURAIS ÀS CRIANÇAS, EXPANDIMOS SUAS POSSIBILIDADES DE UM FUTURO MAIS CRIATIVO E QUESTIONADOR.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROJETO: OPERETA DA GRAMÁTICA NA SUA ESCOLA!!

Opereta da Gramática NAS ESCOLAS


Objetivos 

Instigar o aluno a se interessar pela língua portuguesa e fazer com que tenha um contato inicial com o canto lírico e a ópera.

Foi principalmente com esses objetivos que a atriz e soprano Naomy Schölling e seu Núcleo Alternativo de Ópera resolveram montar a "Opereta da Gramática".


Gramática e Ópera

A peça reúne - de maneira inédita - o ensino da análise sintática e o mundo da música clássica, em um projeto que tem tudo para fazer sucesso nas escolas.
É provável que alguns estudantes brasileiros até reconheçam algumas melodias apresentadas nessa comédia, por já terem ouvido, em meios de comunicação, árias como as de Carmen (1875), do francês Georges Bizet, ou a clássica "Torna a Sorriento", do cancioneiro napolitano, gravada por grandes nomes da música popular, como Frank Sinatra e Zizi Possi.
No entanto, muitas crianças nunca entraram em contato diretamente com os cantores de ópera e, por vezes, nem sabem que existe o tal canto erudito.

Gramática de maneira divertida
Com notáveis composições, os alunos poderão vislumbrar o quão interessante pode ser o estudo da gramática, por vezes considerada complicada, mas uma vez compreendida "vemos que ela é simpática", como diz a letra de uma das canções do musical.
Depois de algumas situações hilariantes - porém não menos educativas - um final muito alegre dá uma idéia de que se expressar bem, utilizando o idioma de forma correta, só pode trazer benefícios ao ser humano que pretende um dia seguir seu caminho e realizar seus sonhos.
Tudo isso com grande participação do público, num espetáculo muito interativo, no qual os alunos dão boas risadas e ainda levam lições para a sala de aula, podendo ser trabalhadas posteriormente pelos professores.
A comédia conta com melodias de Mozart, Rossini, Verdi, Bizet e outros grandes compositores.
Na peça, uma diretora tem a árdua tarefa de encenar um texto sobre a Dona Análise Sintática e, de quebra, toda a sua trupe.  E esses personagens que a acompanham são duros na queda.

Sujeito, Predicado e Verbo não dão trégua à dramaturga, infernizando a manda-chuva do teatro e seu escudeiro, o atrapalhado contra-regra Teobaldo.
Com bom humor - e boa música -, essas figuras hilariantes levam as crianças ao universo da gramática, incentivando o estudo do idioma.

Opereta da Gramática

Sugerimos a montagem do espetáculo em sua escola ou agendamento para levar seus alunos até o Teat(r)o Oficina, onde a peça poderá ser encenada com acordo prévio.
Texto original: Maria Zilda Hamrick
Adaptação e direção: Naomy Schölling
Com Ana Suely Nobre, Naomy Schölling, Denize Meira, Vandson Paiva, Edy Ribeiro, Rafael Sens e João Moreira Reis ao piano
Direção Musical: João Moreira Reis
Figurinos e produção geral: Naomy Schölling e Maria Zilda Hamrick
Classificação: livre (indicado para maiores de 7 anos)
Duração: aproximadamente 1 hora
Apoio cultural: Cabeleireiros Jacques Janine (Vila Nova) e Wetskin Fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário